Sentada na Pia

Porque esse poderá ser o último recurso de um pai e uma mãe de primeira viagem na Coreia do Sul…

Feliz Bebê Rambo Novo

Dia 18 de janeiro e eu ainda nem dei as caras por aqui… Férias, volta das férias, planejamento da festa da Beatriz, combo virose e gripe e… Beatriz finalmente engatinhando!

Ela desembestou a engatinhar um dia depois que voltamos das Filipinas. Já estava há algum tempo se arrastando para frente e para trás, ensaiava um ficar de quatro, e na hora do vamos ver… nada. Lá no hotel ela sempre ficava no “quase”. Foi chegar em casa e puff!, desencantou!

É óbvio que o sossego acabou. Mas pelo o pouco que eu pude observar, o desafio vai ser maior do que eu imaginei.

A primeira semana foi interessante. No segundo dia das suas engatinhanças, Beatriz foi avidamente em direção do gaveteiro de seu quarto, e abria e fechava a gaveta como se fizesse isso há muito tempo. E havia momentos em que ela se esquecia de que já podia se movimentar pela casa, e chorava. Aí vinha o estalo e lá ia ela para suas aventuras. A cada dia que passa ela fica mais rápida, e a cada descoberta ela solta gritos de alegria! Nem sempre a gente fica tão alegre quanto ela: afinal, são duas estantes cheias de CDs e DVDs, vasos coreanos de cerâmica, porta-retratos e plantas espalhados pela sala.

Nosso lema é não tirar nada da frente, a não ser que seja algo perigoso. Ela precisa aprender o que pode ou não mexer, então estamos determinando os territórios permitidos e proibidos para ela. Isso significa ficar 100% do tempo com ela, repetindo sem cansar o que pode e o que não pode. Ela entende bem o NÃO, e reage com frustração. Mas aprende, e aprende rápido. E quando aprendeu, faz novamente o que não deve para nos testar. É claro que não podemos dizer não para tudo, senão acabaremos uma pessoinha travada, acomodada na sua zona de conforto, sem ganas de explorar nada na vida. Existem zonas permitidas na sala, e quando ela as descobre, é pura felicidade! Uma delas é o móvel de boticário que temos, com várias gavetinhas, todas bem levinhas e sem danos de machucar seus dedinhos se ela acidentalmente fechar uma delas com a mão dentro. Ela abre e fecha as gavetinhas sem cansar, e agora leva seus brinquedinhos para guardar. Agora há pouco achei uma bolinha e uma chupeta lá dentro…

E a cada dia o saldo é exponencial. A única coisa que ainda não mudou foi o estilo Rambo de engatinhar. O chão da casa é muito liso e ela ainda não conseguiu firmar completamente os joelhos. Então ela se movimenta com um misto de engatinhar e o arrastar de um soldado na guerra. E nessa toada, vai deixando o dia da empregada mais fácil: o chão está limpinho, limpinho!

Anúncios

18/01/2010 - Posted by | Beatriz, Então..., filminhos

9 Comentários »

  1. […] This post was mentioned on Twitter by selmafelice, selmafelice. selmafelice said: Feliz Bebê Rambo Novo: http://wp.me/pqfIQ-9l […]

    Pingback por Tweets that mention Feliz Bebê Rambo Novo « Sentada na Pia -- Topsy.com | 18/01/2010 | Responder

  2. Uhuuuu!!! Demorou, mas engatinhou! Vídeo histórico hein? Ainda bem que vai poderar comemorar o primeirinho aninho com essa missão cumprida! 🙂 Mas engraçado mesmo foi a cara da Beatriz quando os pais coruja vibravam com a primeira engatinhada e ela… “ahn? pra que tanto barulho?”.

    Comentário por Henrique | 18/01/2010 | Responder

  3. E qnd levantar o bumbum? ô fofura!!! adorei o momento!!

    Comentário por Renata | 19/01/2010 | Responder

  4. È mais uma das coisas gostosas que essa princezinha nos proporciona, estamos vibrando aguardando os primeiros passinhos, tenho certeza que não vai demorar. Ja contamos pro Vô Francisco. Haja pijama, sugestão couro ou napa nos joelhos do pijama.
    Bjs dos Vovos

    Comentário por Vô Renato | 19/01/2010 | Responder

  5. Maravilhosa!
    Agora ela vai dar uma de exploradora, mexendo, descobrindo, encontrando um mundo novo.
    Fase da descoberta, maravilhoso isso Selma.
    Agora vc vai fazer muito tour pela casa…..hehehe

    Comentário por isabel | 19/01/2010 | Responder

  6. ISSO MESMO. NADA DE TIRAR TUDO DO MEIO, O NEGÓCIO É DIZER NÃO. A ÚNICA COISA QUE FIZEMOS FOI TRANSFORMAR A MESINHA DE VIDRO DA SALA EM MADEIRA E AMARRAR OS PUXADORES DA ESTANTE. MAS FOI FÁCIL. BEIJOS E MUITA SORTE.

    Comentário por marta | 20/01/2010 | Responder

  7. Olha, eu começei dizendo nao… mas ai eu falava nao o dia inteiro. Ai dei um pega geral, tirei o que nao podia do rumo dela, deixei o que nao tinha como tirar… o negocio é que se ta dificil agora, qdo as perninhas firmarem e ela achar o rumo da caminhada, ai vai ser bonito!!!
    Parabens pra essa pessoa pititinha!!!!!
    Bjs e coragem pros papais!

    Comentário por Laura | 20/01/2010 | Responder

  8. Linda! Parabéns Beatriz, parabéns papais, ela está linda demais. Selma, eu estou podre, acabada, sem costas. Ele só quer chão, mas não consegue andar, quer correr pela casa e eu tenho que segurar. Não sei o que vai ser de mim rsrsrsrsr.As meninas me parecem ser tão mais calminhas…
    Beijos

    Comentário por Fernanda | 21/01/2010 | Responder

  9. Lindo testo, Selma. Estão certíssimos em não tirar as coisas do lugar. Claro que uma ou outra vai ter que ser remanejada, para nosso sossego…É incrível como eles entendem rapidinho o “não”, mas faz parte do aprendizado o explorar, o testar a gente, o transgredir, impor sua vontade…Daqui pra frente é mais alegria, a cada dia…Nem queira saber as delícias de quando ela começar a falar…(Sabe que, como avó, estou prestando atenção agora, que não sou a responsável por todos os ensinamentos…Mesmo ficando com ela o dia todo. Hoje posso curtir, acaba que estou é aprendendo com ela…)

    Comentário por Lúcia Soares | 22/01/2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: